Presidente da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner
Completamos recentemente seis meses de operação daquele que vem sendo chamado de um novo momento para o varejo no Rio Grande do Sul. Através da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, reunimos forças e estamos em um constante processo de reconstrução de nosso setor.
Por diversos municípios que passamos, vimos a força de cada comunidade e a incrível representatividade que cada CDL tem. Esse fenômeno tem nome: associativismo. É o que nos originou e o que nos impulsiona. O associativismo é um jeito de viver, de construir e de fazer crescer. Quando nos associamos um ao outro, nos tornamos mais fortes. Usando um termo muito atual, quando nos conectamos, é que realizamos grandes feitos.
Não bastasse isso tudo, estamos celebrando a amizade. Depois de um período de muitas restrições impostas pela pandemia, estamos conseguindo celebrar a amizade. Estamos vendo e revendo amigos de longa data. O que aprendemos uns com os outros não tem preço.
Hoje, somos mais de cem municípios representados em nossa Federação. Isso nos enche de alegria. Como diz o nosso hino do movimento lojista, as CDLs estão à frente disso e são a força de gente. O sistema CNDL é a estrutura disso tudo. Em todo o Brasil, somos mais de duas mil CDLs e estamos presentes em 84% dos municípios no país. Representamos 8% do PIB nacional e em muitas regiões, o varejo corresponde a mais da metade dos empregos formais. As CDLs reúnem, no Brasil, mais de 500 mil CNPJs e mais de um milhão e trezentos mil pontos de venda. Não é pouca coisa.
Por fim, destacamos a construção desse trabalho que é conjunto. Sem parceria, nada acontece. Uma comunidade é feita de muitos atores. O poder público nos organiza, mas quando estamos sentados na mesma mesa dialogando e lutando por soluções, realizamos muito mais.