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NRF mostra que tecnologia precisa estar no cotidiano do varejo, aponta Federação Varejista do RS

Comitiva da entidade participou do maior evento global voltado ao varejo, em Nova York, entre os dias 14 e 16 deste mês

Personalização de atendimento e produtos; humanização na gestão dos times e das relações com o cliente; e uso de tecnologia, especialmente da IA Generativa, aparecem como as principais tendências apresentadas na NRF, em Nova York, a serem seguidas pelo comércio.

A avalição é da Federação Varejista do RS, que participou do maior evento global do varejo, realizado de 14 a 16 de janeiro, representada pelo presidente e pelo vice da entidade, Ivonei Pioner e Marcos Carbone, respectivamente.

Um dos aspectos que mais chamou atenção positivamente foi a apresentação de temas factíveis, efetivamente capazes de serem aplicados no varejo local. Essa abordagem reflete um momento mais uniforme, facilitando a introdução de conceitos, estratégias e tecnologias. “A realidade que se apresenta é de que não é mais possível pensar um varejo sem tecnologia. Isso inclui mídias sociais e tecnologias para o atendimento físico e digital integradas. Pode parecer algo complexo e caro, mas não é mais. E a inteligência artificial (IA) irá democratizar ainda mais isso”, prevê Pioner.

Outro destaque da NRF foi justamente seu espaço dedicado a soluções tecnológicas. Entre elas, a IA generativa, que permite perfilar os produtos do e-commerce de acordo com o estilo de consumo de cada usuário. Nesse sentido, as experiências mostram que o físico e o digital se tornam um só. “Sem a existência e o trabalho nos dois, tudo será muito difícil”, analisa Carbone. Diante dessa realidade, o vice-presidente também destaca que a expressão “atendimento ao cliente” precisa ser modificada para “jornada do cliente”, que muitas vezes começa no digital e pode terminar na loja física. “Não podemos gerar atrito ao cliente, tudo tem de ser fluido”, analisa. Com atenção ao digital, diz, a vitrine da loja passa a estar em todo o lugar. “Um mero WhatsApp Business possui vitrine. Cuidar da casa para receber bem o cliente sempre será missão”, constata Carbone.

Pioner destaca que outros dos aspectos bastante debatidos durante a NRF foi a fidelização do cliente, um assunto que precisa ser muito bem trabalhado diante da diversidade do público consumidor, hoje contemplado por cinco diferentes gerações. “Cada um vê valor em coisas diferentes. Usam canais diferentes para pesquisa e para se comunicar. Entendê-los e satisfazer suas expectativas é um grande desafio que só a ominicanalidade, incluindo aqui o físico, é que pode nos ajudar nesta tarefa. E, claro, muitos indicadores e ajuda da IA, que está monitorando esse consumidor o tempo inteiro”, observa Pioner.

É esse mesmo desafio que os varejistas têm para captar novos clientes. Para Pioner, ninguém mais aceita ser iludido. “Precisamos entender o que tem valor para cada geração e alinharmos as entregas. Como exemplo, destaco algo notório no atual momento: entregas que tragam muita comodidade e rapidez”, diz o presidente da Federação Varejista do RS.

Marcos Carbone e Inovei Pioner1
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