Logotipo Federação Varejista do RS e SPC Brasil

Comunicado: posicionamento da Federação Varejista do RS contrária ao aumento de impostos

Posicionamento da Federação Varejista do RS

Diante dos acontecimentos recentes envolvendo as finanças estaduais, a Federação Varejista do Rio Grande do Sul reitera sua completa contrariedade às duas medidas que estão sendo apresentadas.

Como representantes legítimos do setor de comércio e serviços do Rio Grande do Sul, a entidade tem atuado de forma incisiva junto aos parlamentares para que se posicionem contrários ao aumento proposto do ICMS. Da mesma forma, refutamos a proposta de revisão de benefícios fiscais apesentada pelo Governador Eduardo Leite que, na prática, traz corte de benefícios fiscais para 64 setores produtivos e aumento no imposto cobrado dos itens que integram a cesta básica.

Segundo o que preceitua o estado democrático de direito que vivemos, entendemos que as entidades empresariais precisam ser ouvidas. Entretanto, considerando que somente nesta data foi recebido, pela Federação, um convite do Secretário Chefe da Casa Civil, Artur Lemos e do Governador do Estado, Eduardo Leite, para participar da reunião agendada para hoje às 14hs, restou inviabilizada a participação do representante da Federação em virtude do convite não ter sido formalizado em tempo hábil para participação da entidade.

A Federação Varejista do RS reitera a sua disposição ao diálogo com os integrantes do Governo do Estado para poderem ouvir os anseios da comunidade empresarial, sempre estando abertos para auxiliar na construção de soluções.

É imperativo destacar que a Federação Varejista permanecerá vigilante e mobilizada para evitar a concretização da mencionada proposta de aumento do ICMS. A entidade reafirma sua convicção de que o desenvolvimento do Rio Grande do Sul deve ser pautado pela geração de riquezas, aumento de investimentos e pela redução da máquina pública. É impreterível que o estado reduza suas despesas, assim mantendo as empresas competitivas. Salientamos que qualquer uma das medidas apresentadas até agora, afetarão o poder de consumo do cidadão. Ou seja, não estamos aqui defendendo o interesse só do empresário, mas de toda a população que, ao final disso tudo é quem acabará pagando a conta.

A Federação Varejista do RS agradece a compreensão da imprensa e dos associados, confiante de que a defesa de uma política tributária responsável é crucial para o crescimento sustentável e a prosperidade econômica do estado.

Ivonei Pioner

Presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul

Assine nossa newsletter.

Receba estas notícias diretamente no seu e-mail.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Você receberá um e-mail de confirmação.
Ao assinar a newsletter, você receberá um e-mail para confirmar o desejo de receber as notícias do movimento lojista.

Leia também...