Logotipo Federação Varejista do RS e SPC Brasil

Compra em lives: a nova tendência do mercado mostra crescimento de quase 40%

Artigo de Opinião: diretor de eventos da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Jasser Panizzon

As compras em lives (ou transmissões ao vivo) se tornaram uma tendência crescente nos últimos anos, com muitos influenciadores e marcas usando essa estratégia. A prática permite que os consumidores assistam a apresentações ao vivo de produtos e compram diretamente dos apresentadores durante a transmissão.

Dados da GlobalData mostram que o número de compradores em lives nas redes sociais cresceu cerca de 40% entre 2019 e 2020. Mais da metade, ou seja, 60% dos compradores em lives nas redes sociais são da faixa etária entre 18 e 34 anos. Além disso, cerca de 70% dos compradores dizem que gastam mais nas compras online do que quando compram offline.

O estudo também mostra que as principais redes sociais usadas para vender produtos são o Instagram, o Facebook, o YouTube e o TikTok. Os produtos mais buscados são itens de beleza, produtos para casa, roupas e calçados, eletrônicos e brinquedos.

A ferramenta surge como mais uma forma de comercialização que reforça a tendência de fortalecimento do comércio eletrônico. Segundo o estudo “Tendência do Varejo 2023”, elaborado pelo Opinion Box, o Social Commerce tem se tornado uma realidade na vida dos consumidores brasileiros. Isso porque, 58% dos pesquisados já compraram alguma coisa via WhatsApp e 47% via Instagram.

A lição que fica é que as novas forma de vender democratizam os negócios. A rede social abre uma possibilidade de mercado até mesmo para pequenas ou médias empresas que, sabendo tirar proveito da ferramenta, conseguem ampliar suas vendas e aumentar a abrangência geográfica de seus clientes, mas é preciso saber fazer isso com eficiência. Para se diferenciar no mercado, as empresas precisam ser criativas e inovadoras em sua abordagem de comunicação. Isso pode envolver a criação de conteúdo exclusivo, parcerias com influenciadores e oferecimento de ofertas exclusivas.

Diretor de eventos da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Jasser Panizzon

Assine nossa newsletter.

Receba estas notícias diretamente no seu e-mail.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Você receberá um e-mail de confirmação.
Ao assinar a newsletter, você receberá um e-mail para confirmar o desejo de receber as notícias do movimento lojista.

Leia também...