Logotipo Federação Varejista do RS e SPC Brasil

Carta do varejo gaúcho aos candidatos

Artigo de Opinião: Diretor de Expansão da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Ricardo Bartz

Artigo de Opinião: Diretor de Expansão da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Ricardo Bartz

O momento de eleger nossos governantes exige uma análise profunda para que não façamos escolhas equivocadas. Faz parte da democracia a pluralidade de ideias e opiniões e cabe a cada um de nós tomar a melhor decisão.

Enquanto membro da diretoria executiva da Federação Varejista do Rio Grande do Sul e presidente da CDL Santa Cruz do Sul, que representa quase 400 associados na região, reafirmamos o nosso posicionamento basereado em divulgação da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), um documento que elenca as pautas prioritárias do setor entre 2023 a 2026. Nele estão as principais demandas de milhões de empresários que acreditam no empreendedorismo como fator de geração de emprego e renda para a sociedade, e que esperam do poder público ações efetivas para a melhoria do ambiente de negócios no país.

São oito pontos que interessam ao setor varejista: a reformulação e simplificação do sistema tributário; modernização das relações de trabalho; crédito e financiamento para os setores de comércio e serviços; apoio à inovação no varejo; aprimoramento dos processos e ações relacionadas a ESG; segurança pública e comércio ilegal; incremento da infraestrutura e logística; digitalização e desburocratização do Estado.

Acreditamos na liberdade econômica e na livre iniciativa. Apoiamos o encaminhamento de emendas parlamentares que beneficiem as instituições locais e promovam o fortalecimento do comércio. Apoiamos, ainda, a vinda de recursos para investimentos em mobilidade urbana e infraestrutura. Por fim, defendemos ações que ampliem o acesso ao conhecimento e à educação; mobilização para que a reforma tributária efetivamente seja concretizada, resultando a redução da carta tributária, inclusive na ampliação do valor do limite e sublimite quanto ao Simples Nacional.

Defendemos projetos que visem a inovação; ações que fomentem o turismo no Rio Grande do Sul através da qualificação dos prestadores de serviços; redução e qualificação dos gastos públicos; e ajustes na legislação e segurança que combatam a entrada ilegal de produtos no País para que seja evitada a concorrência desleal e a evasão de tributos.

Portanto, é preciso um olhar do Executivo e Legislativo para que esses anseios possam estar em pauta em todos os debates daqui para frente, a fim de que se evolua e possa possibilitar um desenvolvimento enquanto sociedade.

Artigo de Opinião: Ricardo Fernando Bartz
Diretor de Expansão e Crescimento da Federação Varejista do Rio Grande do Sul e Presidente da CDL Santa Cruz

Assine nossa newsletter.

Receba estas notícias diretamente no seu e-mail.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Você receberá um e-mail de confirmação.
Ao assinar a newsletter, você receberá um e-mail para confirmar o desejo de receber as notícias do movimento lojista.

Leia também...