Apesar de representar a comercialização de itens de menor valor, a prática acaba ajudando a impulsionar as vendas no comércio, conforme avaliação da Federação Varejista do Rio Grande do Sul
O espírito natalino está no ar, e com ele, a tradição do Amigo Secreto ganha força no Brasil. A estimativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em 2022, é de que o Amigo Secreto tenha movimentado cerca de R$ 6,7 bilhões na economia brasileira. O Amigo Secreto vem crescendo em popularidade no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), as atividades relacionadas ao Natal, incluindo o Amigo Secreto, contribuem para um aumento de até 25% nas vendas em dezembro.
“É uma tradição que fortalece os laços interpessoais e, ao mesmo tempo, impulsiona a economia do nosso estado e do país. Os lojistas se esforçam para oferecer uma variedade de opções de presentes, tornando esta época do ano especial para todos”, afirma o presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner.
Conforme o levantamento realizado pela CNDL e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) no ano passado, 36% dos consumidores afirmaram que participaram de amigo secreto. Itens de moda, como roupas e acessórios, estiveram entre os presentes favoritos. Outras opções populares incluem eletrônicos de baixo valor, livros, cosméticos e produtos personalizados, que proporcionam um toque especial e único às lembranças.
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak