Notícias de associados: Federação Varejista do Rio Grande do Sul
A noite de terça-feira (25/04) trouxe reflexões importantes sobre a maneira que o varejo trabalha o seu negócio e como vem sendo o relacionamento com os consumidores. O 8o Seminário Desafios e Oportunidades promoveu a discussão de temas atuais ligados a vendas, experiência do consumidor e marketing digital.
“Foi uma satisfação enorme ver o auditório lotado e com a presença de palestrantes renomados. Com certeza foi um aprendizado enorme para os nossos associados e convidados “, afirmou o presidente da CDL Sapiranga, Ademir Gerson Deitos.
Parte do ingresso foi um quilo de alimento não perecível que será destinado ao Banco de Alimentos. O evento contou com apoio do SEBRAE e Unimed Encosta da Serra.
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A primeira atração da noite foi a palestra de Fabiano Zortea que mostrou a necessidade do empresário ajudar na tomada de decisão do cliente. O convidado estuda, articula e desenvolve estratégias para o desenvolvimento do varejo, como coordenador do Sebrae. É Administrador (Unisinos), com MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV) e Pós-graduação em Gestão de Pequenos Negócios (FIA/USP).
“Se o mundo é complexo, o varejo tem a missão de simplificar a vida do consumidor”, disse.
Através da sua experiência no mercado internacional, o palestrante falou do cenário encontrado nos Estados Unidos que hoje é diferente de tudo que foi vivido no passado.
“A grande inovação dos Estados Unidos está sendo o famoso crediário. Pegue agora, e pague depois. Isso vem de uma situação que eles não estavam acostumados e que nós brasileiros sabemos bem que é conviver em um cenário de inflação”, afirmou.
Customer Experience Não é dar Presentes
O palestrante Whill Silva falou sobre a construção de uma cultura vencedora através da experiência de todos envolvidos na organização. CEO da TJ Company, que engloba a rede de Joalherias e Ópticas Tri-Jóia (@trijoiadigital) e as marcas de Joias Exclusivas Whill Silva e Andy Carraro, o palestrante ressaltou a importância de manter a base de clientes.
“Pessoas satisfeitas voltam mais vezes e gastam cada vez mais. Quanto mais otimizar o cliente. Esse é o poder do Customer Experience. Não é um custo, e sim lucratividade”, disse.
Marketing Digital é uma piada!
A terceira palestra foi conduzida por Marcus Tonin, traçando um panorama atual do marketing nas empresas do Brasil e as armadilhas do marketing digital. Formado em Marketing pela Universidade de Caxias do Sul, com especializações em Gestão de Marcas (Branding) e em Marketing Digital, Marcus está há mais de 15 anos desbravando o mundo da Comunicação. Em um ritmo animado com música e bom humor, o palestrante falou sobre comportamento quando o assunto é marketing digital
“Quem fica nervoso de errar um stories no Instagram, hoje, não sabe o que é ter errado a impressão de mais de mil panfletos”, brincou.
Com paródias, o convidado lembrou a importância de entender que errar é humano e destacou a importância do relacionamento.
“Marketing digital é baseado em relacionamento. Alguém vai pensar que isso é óbvio. O mercado não entende que isso é tão lógico assim. Aí é que a gente entra na palavra-chave que é confiança”, afirmou.
Ao final, o palestrante destacou a importância do marketing de conteúdo, lembrando uma frase de Robert Rose: “Marketing é dizer ao mundo que você é um rock star. Marketing de conteúdo é mostrar ao mundo que você realmente é um”.
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak
No link abaixo podem ser conferidos mais fotos e vídeos. Disponibilizamos também matéria finalizada da TV PlayPress.