Artigo de Opinião: Presidente da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner
A Federaçao Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, representante das CDLs ligadas ao Sistema CNDL e ao SPC Brasil aqui do RS vem manifestar, no intuito de alertar e conscientizar a todos, sobre o momento histórico que vivemos.
Somos uma entidade sem fins lucrativos e apartidária que tem como modelo de atuação o associativismo. Estamos fortemente ligados a políticas empresariais que fomentem o empreendedorismo, o trabalho e o emprego. Ser apartidário, não signfica que não tenhamos um lado. Estamos ao lado dos interesses de nossos associados. Estamos ao lado da liberdade de nos manifestarmos com liberdade e respeito. Estamos ao lado de quem acredita na educação como pilar de uma nação forte, baseado em valores estruturantes.
Como entidade representativa, ouvimos a todos os associados e a comunidade empreendedora, principalmente o pequeno, pois nossa representação hoje , tem 95% de empresas pequenas e médias que, juntas, são as que mais empregam no país. O que todos nós queremos? Fortalecer os nossos negócios e, assim, gerar mais trabalho, oportunidades, renda e crescimento econômico para o nosso estado.
São claros os sinais de retomada econômica como mostram os indicadores de nosso Panorama do Mercado RS. O desemprego está em queda e há crescimento nas vendas. Vivemos o segundo mês de deflação. A partir da Lei de Liberdade Econômica, acreditamos ser possível um ambiente favorável para investir. O sonho de tantos brasileiros de ter seu próprio negócio, hoje, está mais perto. Este cenário vem sendo benéfico a todos. Está claro e é consenso, pela maioria, entre todos que representamos.
O brasileiro não aceita mais pagar tantos impostos. Há muitos anos o setor varejista sobre os efeitos da pesada e complexa carga tributária e sente-se mais revoltado, ainda, ao ver esse dinheiro ser dragado pela corrupção, que vem sendo controlada e atacada desde a Operação Laja Jato . Não aceitamos mais que os valores estruturantes de uma sociedade sejam delapidados e destruídos por ideologias. A educação de uma nação , fundamentada sobre estes valores é algo inegociável. São nossos filhos dentro destas instituições. Queremos ser livres e respeitados.
Por fim, convém lembrar que diante das dificuldades e agruras que muitas vezes vivemos, percebemos pesoas reclamando e elegendo culpados para isso, como se fosse possível apontar uma pessoa ou um governo como o responsável por todos os problemas históricos que enfrentamos. Esquecemos que somos nós, o povo, quem elege os representantes. Nós que decidimos os rumos desse país. Portanto, é nossa a responsabilidade de escolher quem vai gerir o Brasil no futuro próximo.
No dia 30 de outubro , todos nós, juntos, precisamos tomar uma decisão: qual o Brasil que queremos ? Quem nos representa deve ser reflexo de quem somos e de nossas crenças. Pensemos muito nisso .
Presidente da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner