Diante de uma inesperada situação de desemprego, ela contou como foi a criação da sua empresa de doces até os dias atuais
Uma história de dificuldades, superação e aprendizado foi a primeira atração a da tarde na 1a Convenção Lojista, em Bento Gonçalves. A trajetória da Mazé Doces, foi contada pela fundadora Mazé Lima, que perdeu o emprego como doméstica e diante de uma dificuldade grande de se reposicionar no mercado de trabalho decidiu criar o próprio negócio. Comprou leite, açúcar e amendoim a prazo, fez uma receita de doce e vendeu toda a produção. Surgia a Mazé Doces, na cidade mineira de Carmópolis de Minas.
“Eu sabia da existência o SEBRAE e resolvi ligar de um orelhão. Achava que simplesmente eu receberia receitas. Enquanto a atendente parecia não compreender minhas palavras eu não compreendia o que ela expressava. A virada veio com um programa de TV, transmitido nas manhãs. Ao assistir a esse processo, numa manhã às 5h40, surgiu a primeira faísca de empreendedorismo. Compreendi a necessidade de retomar meus estudos, começando pela compreensão da constituição de uma empresa, adentrando no mundo do intelecto e, principalmente, aprimorando minhas habilidades em cálculos”, relatou.
Ao oferecer os produtos a uma lanchonete, recebeu a encomenda de frutas cristalizadas e a partir da dificuldade de não saber sequer do que se tratava, apareceu a oportunidade e os negócios foram se desenvolvendo.
Um novo aprendizado aconteceu na pandemia, quando todos afirmavam ser impossível vender doces de forma online.
“Encerramos o ano de 2022 olhando para o nosso faturamento, lembrei que um dia não tive sequer R$ 1 para comprar leite para os meus filhos. Então eu digo que sempre é preciso acreditar nos sonhos”, disse.
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site https://federacaovarejista.com.br/convencao-lojista/
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak