Logotipo Federação Varejista do RS e SPC Brasil

Lojistas caxienses indicam incremento de 5,7% nas vendas de Dia das Crianças

Amostragem da CDL Caxias mostra que para 41,6% dos empreendedores as negociações ficaram dentro do esperado, enquanto 28,9% superaram expectativas. Ticket médio foi de R$ 294,80. Comercializações pelo digital representaram 10,2%

As vendas para o Dia das Crianças, penúltima data de maior movimento de compras antes do Natal, ficaram dentro do esperado, conforme aponta amostragem realizada pela CDL Caxias. O levantamento foi realizado de 15 a 18 de outubro, com lojistas dos segmentos de vestuário, brinquedos, calçados e eletroeletrônicos. O ticket médio, de R$ 294,80, ficou muito próximo ao apontado na pesquisa prévia à celebração, apurada pela entidade em setembro com consumidores caxienses. Da mesma forma, o aumento estimado de 5,2%, de quem pretendia comprar na data, ficou acima, atingindo 5,7%.

Para 41,6% dos empresários, as comercializações foram as previstas para este ano, enquanto 28,9% revelaram que o Dia das Crianças superou a expectativa para o período. No sentido oposto, 16,7% disseram que ficaram abaixo e 12,8% muito abaixo. Quando comparado a 2023, 54,7% dos participantes afirmaram que foram melhores, enquanto 18,4% disseram que foram iguais e 26,9% piores.

Dos entrevistados pela CDL Caxias que tiveram resultado superior ou igual ao ano passado, 23,3% garantiram que a maior divulgação da loja e dos produtos contribuiu para o melhor resultado. Outros 20,9% indicaram a marca e tradição da loja como motivações e outros 18,6% a reputação e confiança do negócio. Outras justificativas que estiveram relacionadas ao bom resultado foram mencionados os finais de semana ensolarados que antecederam a data (18,6%), o período de pagamento (9,3%) e as promoções e descontos (4,6%).

Aqueles que avaliaram desempenho insatisfatório, 37,5% mencionaram o tempo chuvoso na semana do Dia das Crianças como impeditivo para vender mais, seguido por 31,3% que indicaram aumento nos preços/inflação e 24,9% a redução do poder aquisitivo da população.

A grande maioria dos lojistas (78,6%) promoveram vendas pelo digital, representando, em média, 10,2% do total comercializado pelo estabelecimento. O WhatsApp liderou com 28,6%, seguido pelo Instagram (26,2%), site próprio (11,9%), marketplace (7,1%) e Facebook (4,8%).

Crianças influenciaram no presente

A amostragem da CDL Caxias demonstrou ainda que, na maioria das compras, as crianças que ganharam os presentes estavam junto com quem adquiriu o item, influenciando na escolha, segundo 34% dos lojistas ouvidos. O sugestionamento parcial dos pequenos foi apontado por 17,1% dos empresários, que disseram que 48,9% dos adultos não estavam acompanhados.

Investimentos na divulgação

O investimento em anúncios para divulgar a loja e os produtos para o Dia das Crianças mostrou que as redes sociais lideraram as estratégias com 58,6%, seguidas por panfletos (9,6%) e rádio (7,9%). Outros 15,7% informaram que não fizeram divulgação.

O cartão de crédito foi apontado como a principal forma de pagamento por 36,9% dos lojistas, seguido pelo Pix (26,3%), dinheiro (23,7%), cartão de débito (10,5%) e crediário (2,6%).

O período em que houve maior procura para os itens de Dia das Crianças foi na semana da data (41,2%). Na sequência estavam a véspera ou no dia (28,1%), na semana anterior (23%), que coincidiu com o período de pagamento de salários, e um mês antes (5,3%).

PRODUTOS MAIS VENDIDOS*         
Vestuário

Bermudas

Camisetas

Conjunto de roupas

Linha bebê

Roupas

Vestidos

Calçados

Tênis

Sandália

Brinquedos

Jogos

Carrinho

Boneca

Bicicleta

Motoca

Pista de carrinhos

*A sequência dos segmentos não representa a ordem dos mais comercializados

Leia também...