Logotipo Federação Varejista do RS e SPC Brasil

Gabriel Comerlato é o novo diretor da CDL Jovem de Caxias do Sul

Notícías de Associados

A partir deste mês, a diretoria da CDL Jovem de Caxias do Sul passa a ter nova liderança para o ano de 2023. O engenheiro civil Gabriel Comerlato assume o cargo ocupado pela psicóloga Shaíze Maldonado Roth, que dirigiu o grupo em 2021 e 2022. O caxiense de 27 anos integra a CDL Jovem desde 2019, sendo que nas duas últimas gestões coordenou as áreas de Ensino e de Eventos.

Além da continuidade do trabalho feito pelos dirigentes anteriores e da valorização do associativismo, Comerlato conta que para este ano a CDL Jovem auxiliará ainda mais os membros através de qualificações voltadas para o ensino e a educação. De acordo com o novo diretor, as atividades do grupo serão focadas em duas vertentes. A primeira delas será o desenvolvimento interno, com treinamentos on-line e presenciais sobre os principais temas da atualidade. Já a segunda linha será voltada ao estímulo do empreendedorismo na região.

“Faremos eventos e ações focadas em conectar empreendedores com quem está iniciando ou ainda não começou a empreender, ajudando a desenvolver também a nossa cidade. Queremos trazer novos negócios e líderes jovens ainda mais ativos. Hoje, somos 34 empreendedores na CDL Jovem, a maioria deles com negócios maduros e com sentimento de que podem contribuir com quem está iniciando. Nosso maior desafio é continuar o trabalho que já vem sendo feito ano após ano por outras gestões e poder desenvolvê-los ainda mais, agregando novas habilidades”, assinala.

Formado em Engenheiro Civil, pós-graduado em Estruturas e Fundações e mestrando em Engenharia de Materiais, o caxiense empreende desde os 18 anos. Atualmente, é proprietário das empresas Comerlato Engenharia de Estruturas e LATO Academy, além de sócio da Expy Hospedagens Incríveis.

“Começar a empreender tão novo é extremamente desafiador, mas também muito gratificante. Alguns dos maiores desafios que eu tive foi o de construir uma rede de contatos e lidar com o estresse de ser o único responsável pelo sucesso ou fracasso da minha empresa. Minha dica para quem quer começar um empreendimento sozinho é se apaixonar pela sua ideia e nunca desistir, mesmo diante dos obstáculos. Além disso, é importante cercar-se de uma rede de apoio e estar disposto a assumir riscos calculados, e entender que todo negócio vai ter risco, cabe a você avaliar se ele é aceitável ou não. E junto a isso, estar sempre aprendendo e se adaptando às mudanças do mercado, pois são inúmeras”, sugere Comerlato.

Shaíze Maldonado Roth deixa a diretoria da CDL Jovem Caxias com o sentimento de realização. Durante os dois anos de gestão, o grupo dobrou a quantidade de membros e levou suas iniciativas para mais de duas mil pessoas. Entre as ações de destaque está a tradicional campanha do Dia Livre de Impostos e o evento Open Mind.

Entre 2021 e 2022 também foram lançados três projetos novos, as palestras Construindo Novos Caminhos – voltadas para os jovens acolhidos pela FAS -, o evento Impulsiona Hackathon com workshops em escola de ensino médio e a imersão de lideranças para os integrantes da CDL Jovem.

“Realizamos muitas ações que reforçam o propósito da CDL Jovem, que é desenvolver lideranças e fomentar o empreendedorismo e a inovação. Saio da gestão com um grupo fortalecido, que se conhece e está integrado. São participantes que estão engajados no voluntariado. Como departamento da entidade, conseguimos retribuir os esforços de todos que dedicam o seu tempo nas atividades da CDL Jovem, através de iniciativas voltadas ao desenvolvimento pessoal”, conclui a psicóloga, de 30 anos, que é sócia-diretora da empresa Sou – Coaching e Consultoria.

A caxiense permanece como integrante do departamento, mas também passa a assumir como diretora convidada do Núcleo Mulher Empreendedora da CDL Caxias do Sul.
Sobre a CDL Jovem Caxias do Sul

A CDL Jovem Caxias do Sul é um departamento da CDL fundado em 1999 com o objetivo de integrar e capacitar jovens empresários, com idade entre 18 e 40 anos, formar novas lideranças para garantir a continuidade dos negócios. Além disso, a CDL Jovem tem como característica a preparação dos seus integrantes para contribuir de forma efetiva com a diretoria da entidade, fortalecendo tanto a CDL Caxias como o movimento lojista e o associativismo.

Os integrantes participam de debates, seminários, workshops, ações sociais, palestras, cursos e treinamentos, além de trocarem informações e experiências comerciais nos mais diferentes ramos de atuação. Juntos, fomentam um ecossistema de colaboração, empreendedorismo, inovação e tecnologia.

Inscrições de novos integrantes

No dia 1º de março, a CDL Jovem de Caxias do Sul promoverá um evento de apresentação do departamento na sede da entidade e abrirá as inscrições para novos voluntários. Para se candidatar, é preciso se cadastrar, entre os dias 1º e 24 de fevereiro, pelo e-mail [email protected]. No contato, é necessário informar o nome completo, idade, nome da empresa, cargo, e-mail e telefone para contato.

Redação: Assessoria de Comunicação CDL Caxias
Edição e coordenação: Marcelo Matusiak

Leia também...