Gestores municipais e autoridades do governo estadual discutiram sobre recursos disponíveis, oportunidades para irrigação e mudanças na legislação
O vice-presidente da Federação Varejista do RS, Marcos Carbone, esteve presente na Assembleia de Prefeitos na Expointer, na quinta-feira, 29 de agosto. Secretários de Estado e representantes da Emater/RS dialogaram com gestores municipais sobre os desafios e oportunidades da irrigação no Rio Grande do Sul.
Durante a Assembleia, a Famurs promoveu um painel acerca do tema, tendo em vista que o histórico de estiagens recorrentes no estado gaúcho. Na conversa, foi discutida a relevância do clima na produção agropecuária gaúcha, destacando que o avanço do sistema capaz de diluir os efeitos da falta de chuva é imperativo para um estado que tem no agro a sua grande força econômica.
O debate sobre o assunto acabou perdendo força frente à catástrofe climática recente, mas é importante mantê-lo para que se avance na mitigação dos danos causados pelo tempo seco. A recém divulgada radiografia da agropecuária gaúcha aponta que no milho o percentual de área irrigada chegou a 15%. Na soja, fica em apenas 3,2%. No painel, também foram apresentados pontos de atualização da política de reserva de água, ao relembrar as três secas severas que o Rio Grande do Sul sofreu nos últimos quatro anos, ressaltando que o estado tem chuva suficiente para reservar, mas que se encontra mal distribuída.