A integração entre entidades representativas do comércio ganhou um novo impulso no Encontro dos Profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) do Sistema CNDL. Participaram a Federação Varejista do Rio Grande do Sul, representada pela diretora Clarice Strassburger, e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), representada por Karoline Lima e pelo presidente José César da Costa. O diálogo, realizado na manhã desta quinta-feira, 3 de abril, abordou temas estratégicos para o fortalecimento das relações institucionais e o alinhamento de ações em diferentes esferas.
O objetivo da reunião foi o contínuo alinhamento em âmbito municipal, estadual e federal quanto aos modelos de processos adotados pela área de RIG do Sistema CNDL. A agenda, que aconteceu de maneira virtual, incluiu ainda alinhamentos em relação a Sessão Solene que celebrará os 65 anos da CNDL e os 19 anos do Dia do Lojista e do Dirigente Lojista (DLI), marcada para 27 de maio, em Brasília. O evento, que demandará apoio na mobilização de autoridades, visa destacar a trajetória e contribuições das entidades para o desenvolvimento do comércio. Além disso, na mesma data, será inaugurada a primeira sede própria da CNDL, na capital federal.
Outro ponto debatido foi o VII Fórum Nacional do Comércio, programado para 21 e 22 de outubro, com ênfase na articulação para engajamento de representantes políticos e setoriais. Na reunião, os profissionais de RIG das entidades estaduais, representando todas as regiões do Brasil, apresentaram o andamento dos trabalhos de RIG em suas instituições e compartilharam experiências locais.
Por fim, as discussões abordaram as Frentes Parlamentares, com destaque para a aproximação local dos integrantes da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS) e a criação da nova Frente Parlamentar de Democratização de Acesso ao Crédito (FPDC). A iniciativa busca ampliar a interlocução com legisladores em temas essenciais para o segmento, como políticas de crédito e regulamentações setoriais. A reunião reforçou o compromisso das entidades em atuar de forma coordenada, visando influenciar positivamente o ambiente de negócios em todas as esferas de governo.

