Encontro promovido pelo Sistema CNDL ocorre de 18 a 22 de setembro, em Balneário Camboriú
Em um ano repleto de desafios e superações, a Federação Varejista do RS marca presença na 57ª Convenção Nacional do Comércio Lojista exaltando o associativismo cedelista que socorreu o Estado durante sua maior tragédia climática. Com a marca da resiliência, a entidade gaúcha chega ao evento, entre os dias 18 e 22 de setembro, em Balneário Camboriú (SC), disposta a renovar conhecimento e compartilhar histórias.
No aguardado encontro com empresários, gestores e líderes do movimento lojista vinculado ao Sistema CNDL, a Federação terá um espaço especial para reconhecer aqueles que acreditam na união de esforços como ponto de partida para o encontro de soluções. “Sem dúvida esse encontro, especialmente para os gaúchos, será como nenhum outro. Mesmo para nós, que militamos há décadas no movimento e conhecemos de perto o envolvimento de cada CDL nas causas que defendemos, perceber toda a empatia e sentir toda a solidariedade que chegou ao povo do Rio Grande do Sul nos emociona e nos surpreende. Não há palavras que exprimam tamanho agradecimento a todos que estiveram nesta luta conosco, a todas CDLs e federações, de norte a sul do país, que perceberam o tamanho da gravidade e prontamente demonstraram ajuda proporcional à magnitude daquele terrível evento”, comenta o presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner, que falará ao público durante a cerimônia de abertura, marcada para as 19h do dia 19 de setembro, na Expocentro.
A Convenção Nacional do Comércio Lojista, coincidentemente, ocorre no Estado que mais próximo esteve do Rio Grande do Sul quando diversas regiões gaúchas foram devastadas pela ação das águas, em maio. Santa Catarina foi o ente federativo que mais contribuiu com a campanha Reergue RS, uma das frentes de trabalho capitaneadas pela Federação a fim de arrecadar donativos e recursos às vítimas e à reconstrução de estabelecimentos comerciais. Ainda neste mês, a FCDL/SC visitou o Rio Grande do Sul e conheceu algumas das ações que ajudou a financiar nos municípios de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, e Santa Cruz do Sul e Sinimbu, no Vale do Rio Pardo. O Reergue RS recebeu auxílio de CDLs de todo o Brasil e permitiu realizar mais de 15 entregas de donativos para mais de 15 municípios de diferentes regiões. Atualmente, a campanha segue ativa, direcionada à compra de mobiliário e computadores para reequipar as lojas cujas operações foram comprometidas pela ação das águas – a última delas ocorreu no último dia 13, quando a Federação, com apoio da CDL Carazinho, viabilizou a entrega de 16 computadores à CDL Arroio do Meio.
A delegação gaúcha no evento estará composta por cerca de 150 representantes, integrantes da Federação e também das CDLs de Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Campo Bom, Carazinho, Caxias do Sul, Erechim, Estância Velha/Ivoti, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Palmeira das Missões, Santa Cruz do Sul, Sapiranga, Sinimbu, Três Cachoeiras e Vacaria. A Convenção Nacional do Comércio Lojista deve receber cerca de 5 mil participantes em busca de atualizações sobre gestão, consumo, atendimento, vendas e marketing, entre outros, num encontro com grandes nomes do varejo, como Enio Garbin, da Amazon Brasil; Daiane Quesada, da Meta; e Fabiana Taccola, da Renner, além de palestrantes como o filósofo Mario Sergio Cortella.