Carta de Intenções condensa resoluções extraídas do I Fórum Estadual do Comércio, que debateu a reconstrução do Estado
Atuante para auxiliar na reconstrução gaúcha depois dos adventos climáticos de maio, a Federação Varejista do RS cumpriu mais uma etapa nesse propósito ao entregar, nesta quarta-feira (11), a sua Carta de Intenções aos deputados estaduais. O documento condensa as resoluções oriundas do I Fórum Estadual do Comércio, realizado em agosto na Capital, com o intuito de debater com a sociedade e o poder público os meios para estabelecer a retomada do desenvolvimento econômico do Estado.
Na Assembleia Legislativa, a diretora de Relações Institucionais e Governamentais (RIG), Clarice Strassburger percorreu os gabinetes dos deputados para entregar o texto. Parlamentares de todos os campos políticos representados na Casa – centro, esquerda e direita – receberam a Carta de Intenções. “Nossa Federação se caracteriza por estabelecer pontes, por construir diálogos que nos levam ao que todos almejam, o desenvolvimento de nosso Estado. Esse documento é resultado disso, do debate coletivo, franco e propositivo realizado com os poderes públicos e com representantes de entidades, almejando o impulso do empreendedorismo, da geração de empregos e do crescimento econômico”, disse Clarice. Acompanhou o roteiro a executiva da entidade, Mariane Moura.
A Carta de Intenções consta de cinco apontamentos necessários para estimular isso. Entre eles, estão um plano de recuperação e governança regrado pela continuidade, a criação de uma Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico do RS e o aumento da competitividade econômica. Também integram a lista o fortalecimento ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas e a formatação de ações de prevenção e sustentabilidade. Receberam a carta os deputados Adolfo Brito (PP), Airton Lima (Podemos), Carlos Búrigo (MDB), Delegado Zucco (Republicanos), Elton Weber (PSB), Felipe Camozzato (Novo), Gustavo Victorino (Republicanos), Joel Wilhem (PP), Pepe Vargas (PT), Sergio Peres (Republicanos) e Sofia Cavedon (PT).
A visita aos deputados foi acompanhada, ainda, de agradecimentos e de votos para novas parcerias em 2025. Solícitos com as demandas da Federação ao longo de 2024, muitos deles ocuparam cadeiras como painelistas no I Fórum Estadual do Comércio, que também recebeu o prestígio do governador Eduardo Leite como um dos conferencistas, abordando o tema da reconstrução do RS. As demais pautas versaram sobre Políticas Públicas de Apoio à Reconstrução do RS, Carga Tributária e Competitividade no Comércio e Impulsionando o Empreendedorismo, as Micro e Pequenas Empresas.