Iniciativa da campanha Reergue RS traz alívio para negócios afetados pelas enchentes em Porto Alegre
O modelo associativo da Federação Varejista do Rio Grande do Sul tem contribuído para firmar parcerias que potencializam a nova fase do Reergue RS, movimento da entidade que está reequipando estabelecimentos cujas operações ficaram comprometidas pela crise climática de maio.
Em convênio com a Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul (Movergs), a Federação viabilizou a entrega de 284 balcões a empresas do 4º Distrito, em Porto Alegre. A entrega dos móveis foi realizada em parceria com a Associação dos Empresários do 4º Distrito Vítimas da Enchente, que conta com 1,5 mil associados – dos quais 65 já manifestaram interesse pelo mobiliário. Cada empresa poderá retirar dois móveis, o que trará um alívio significativo para o caixa dos negócios nesse momento de retomada. “Essa doação é um alento, uma atenção especial, um carinho para aquele empresário heroico que não desistiu da sua empresa, que perdeu muito em maio de 2024, mas não perdeu a esperança. Agradecemos muito a Federação Varejista do RS pela ajuda”, disse Diego Kravczyk, Co-founder da Associação dos Empresários do 4º Distrito, vítima das inundações em Porto Alegre.
A colaboração com a entidade moveleira permitiu a aquisição de frontes de caixa e balcões de atendimento a preço de custo, resultando em cerca de 750 móveis fabricados pelos associados da Movergs, além de mais de 270 doações viabilizadas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Se esses itens tivessem sido comprados a preço de mercado, o custo total superaria R$ 1,2 milhão.
O Reergue RS já arrecadou cerca de R$ 1 milhão para auxiliar associados e comunidades gaúchas e teve esse valor dobrado pelo Sicredi, totalizando R$ 2 milhões. Na primeira fase do Reergue RS, a Federação realizou ao menos 15 entregas de itens essenciais, como roupas, colchões e mantimentos, para mais de 15 municípios do Estado.
A Federação Varejista do RS segue comprometida com o desenvolvimento do varejo gaúcho e planeja novos investimentos utilizando os recursos restantes da campanha.