Pautas centrais que preocupam o setor foram discutidas com deputados estaduais
A Federação Varejista do Rio Grande do Sul, representante legítima do Sistema CNDL/SPC Brasil no estado, apresentou ao longo desta quarta-feira (02/08) o “Manifesto do Varejo” aos parlamentares gaúchos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O encontro contou com a presença do Presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner, da Diretora de Relações Institucionais e Governamentais (RIG), Clarice Strassburger, e da Executiva da Federação Varejista do RS, Mariane Moura.
A iniciativa visa reunir as pautas prioritárias para o setor varejista e apresentá-las aos deputados, especialmente aqueles que compõem a Frente Parlamentar do Varejo no RS, uma iniciativa capitaneada pela entidade e que tem o objetivo de discutir e propor políticas públicas que possam beneficiar o setor varejista, além de promover a aproximação entre os parlamentares e os representantes do setor.
Entre as pautas apresentadas estão a reformulação e simplificação do sistema tributário, a modernização das relações de trabalho, o apoio à inovação no varejo, o aprimoramento das ações relacionadas a ESG (Environmental, Social and Governance), a segurança pública e o combate ao comércio ilegal, a infraestrutura e logística, além da digitalização e desburocratização do Estado.
“O setor de comércio e serviços é fundamental para a economia brasileira, representando 73% do Produto Interno Bruto e gerando 56% dos postos de trabalho no país. Por isso, a Federação Varejista do RS busca o apoio dos representantes políticos para promover o desenvolvimento do setor e impulsionar a economia”, afirmou a Diretora de Relações Institucionais e Governamentais (RIG), Clarice Strassburger.
A Federação Varejista do RS ressalta a importância de investimentos em infraestrutura, logística e inovação para acompanhar as mudanças tecnológicas e as demandas do consumidor. A segurança pública e o combate ao comércio ilegal também figuram entre as prioridades, garantindo um ambiente seguro para empresários e clientes. Além disso, a digitalização e desburocratização do Estado são vistas como fundamentais para agilizar os processos de pagamento de impostos e acesso a serviços públicos, tornando o ambiente de negócios mais eficiente.A entidade reforça a relevância econômica e social do comércio para o país e espera que os parlamentares se comprometam com as pautas apresentadas, fortalecendo o setor varejista e impulsionando a economia do Rio Grande do Sul.
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak.