Com temática voltada ao ESG, documento terá lançamento no próximo dia 11, na Biblioteca do Senado, em Brasília
Produzida por meio de uma parceria entre a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), a Federação Varejista do Rio Grande do Sul e a Procuradoria da Mulher do Senado Federal, a quarta edição da cartilha Mulheres que Constroem o Varejo ganha lançamento no dia 11 de março, em Brasília, na Biblioteca do Senado, às 18h30min. O documento destaca a temática Liderança Feminina e ESG: mulheres redefinindo o futuro sustentável, explorando como o tema está alinhado ao perfil dos negócios liderados por elas e, também, os impulsiona ao crescimento.
A cartilha valoriza e reafirma a necessidade de os negócios serem geridos pelos alinhamentos ambiental; estimulando a sustentabilidade; social, impactando positivamente as comunidades; e de governança, amparada em princípios que atendam aos interesses de todos os públicos envolvidos. “O ESG é um tema inspirador, que molda os negócios nesses novos tempos com um olhar mais ético, humano e sustentável. As mulheres estão à frente e conduzem essa mudança, influenciando novas práticas nos negócios e em todos os campos da vida”, comenta o presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner. A entidade gaúcha participou diretamente da compilação e redação do material.
Outro destaque do documento é a relação entre o empreendedorismo feminino e o ESG com dados e cases que trazem um panorama dessa interconexão no mundo e no Brasil, onde 34% dos empreendedores são mulheres. Além de auferirem lucro, seus negócios estão comumente ligados a iniciativas sociais e oportunizam trabalho e renda, impactando econômica e socialmente comunidades e inspirando para que outras mulheres empreendam.
O projeto da CNDL é mais uma ferramenta criada para apoiar as mulheres, fomentando empreendedorismo feminino e a equidade de gênero. No material, também são discutidos desafios e oportunidades e compartilhadas dicas para uma liderança digital no ambiente do varejo a partir de práticas de ESG. Além disso, traz a palavra do presidente da CNDL, José César da Costa; da coordenadora da CDL Mulher, Lucia Helena Leijoto Pinto; de Ivonei Pioner; da coordenadora da CDL Mulher RS, Débora Balbinotti Lunardi; da procuradora especial da Mulher do Senado Federal, senadora Zenaide Maia (PSD); e um artigo da deputada federal Any Ortiz (Cidadania-RS). Antes do ESG, a cartilha apresentou os temas “Comportamento e Liderança” (2024), “Precursoras da Mudança” (2023) e “Perfil da mulher empreendedora no Brasil e ações para alcançar negócios de sucesso” (2022).