Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que quatro em cada dez brasileiros adultos (40,28%) estavam negativados em fevereiro deste ano
O número de inadimplentes no país voltou a crescer em fevereiro de 2023 e atingiu 65,45 milhões de brasileiros. Em fevereiro de 2023 o volume de consumidores com contas atrasadas cresceu 7,49% em relação ao mesmo período de 2022.
Com base nos dados disponíveis em sua base, que abrangem informações de capitais e interior de todos os 26 Estados da federação, além do Distrito Federal, a CNDL e o SPC Brasil registram que a variação anual observada em janeiro deste ano ficou abaixo da observada no mês anterior. Na passagem de janeiro de 2023 para fevereiro de 2023, o número de devedores cresceu 0,47%.
“A inadimplência pode ter um impacto significativo no comércio, pois ela reduz a capacidade de consumo das pessoas e pode levar à diminuição das vendas. Quando as pessoas deixam de pagar suas dívidas, as empresas podem sofrer prejuízos e ter dificuldades para manter suas atividades e pagar seus próprios compromissos financeiros”, salienta o presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner.
O número de devedores com participação mais expressiva no Brasil em fevereiro está na faixa etária de 30 a 39 anos (23,88%), são 16,24 milhões de pessoas registradas em cadastro de devedores nesta faixa. Tal montante equivale a 47,57% do total desta deste grupo etário. A inadimplência segue bem distribuída entre os sexos: 50,97% mulheres e 49,03% homens.
Em fevereiro de 2023, cada consumidor negativado devia, em média, R$ 3.895,09 na soma de todas as dívidas. Considerando todas essas dívidas, cada inadimplente devia, em média, para 2,04 empresas credoras.
Redação: Marcelo Matusiak e Assessoria de Imprensa CNDL
Edição e coordenação: Marcelo Matusiak
Fonte: SPC Brasil – Há mais de 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para a sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.