Logotipo Federação Varejista do RS e SPC Brasil

Ano de 2023 começa com um saldo positivo de 10.073 vagas formais no Rio Grande do Sul

Setor do comércio registrou saldo negativo de criação de vagas em janeiro

A boa notícia é que os números de empregabilidade no Rio Grande do Sul começaram o ano de forma positiva, porém para o varejo, o indicador não foi favorável. A análise da Federação Varejista do Rio Grande do Sul baseada em dados do CAGED mostra que em janeiro de 2023, o estado do Rio Grande do Sul registrou a criação de 10.073 vagas formais de trabalho. Esse saldo é obtido pela diferença entre o número de admissões e o número de demissões ocorridas no mês.

O setor agropecuário foi o que mais contribuiu para o saldo positivo de criação de vagas (6.120) no estado. Em seguida, aparece a Indústria, com a criação de 3.446 vagas formais. Já o setor do comércio apresentou um saldo de criação de vagas negativo.

“Isso significa que, em janeiro de 2023, o setor efetuou mais demissões (31.215) do que admissões (27.716). O mesmo padrão foi observado nos dados nacionais do comércio e uma explicação está no encerramento das contratações temporárias feitas pelo setor”, afirma o presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner.

Já a apuração dos dados do IBGE mostram que a taxa de desemprego no Rio Grande do Sul recuou para 4,6% no 4º trimestre de 2022; força de trabalho segue próxima da observada antes da pandemia. A força de trabalho do estado chegou a 6,24 milhões, permanecendo próxima dos patamares vistos antes da pandemia. A força de trabalho é composta pelas pessoas que estão em alguma ocupação profissional e pelas pessoas que estão desempregadas, isto é, sem ocupação, mas à procura de uma vaga de emprego.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Assine nossa newsletter.

Receba estas notícias diretamente no seu e-mail.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Você receberá um e-mail de confirmação.
Ao assinar a newsletter, você receberá um e-mail para confirmar o desejo de receber as notícias do movimento lojista.

Leia também...